lunes, 2 de mayo de 2011

Como arrumar os sapatos

Darling, se você é uma centopeia como eu, certamente já se deparou com uma grande questão na vida, filosófica, existencial: como, onde organizar seus sapatinhos de cristal.

O sonho é aqueeeeeeeele closet com aqueeeeeeeeeela sapateira, mas nem sempre isso é possível. Aqui em casa, eu tenho alguns recursos. E vou vivendo...

Ultimamente, eu ando praticando o desapego. Cada vez que compro um sapato novo, separo um ou dois para doação. Ainda assim, minha coleção é grande. É doloroso, no início, mas depois você percebe que não precisa de tanto assim para viver.

Eu vou dar umas dicas, resultado de pesquisas e, claro, de experiência própria. Mas vou falar da realidade, do possível, ok.

Primeira coisa: faça um inventário antes de arrumar tudo, afinal, é preciso saber o que realmente você tem, do que não precisa mais, do que precisa comprar e definir o que vai ser organizado.

Feito isso, limpe tudo. Limpeza é fundamental. Pano úmido, graxa, escovão. Mão na massa!

Agora, separe tudo o que você vai doar! Sim, não pense muito, ou vai pegar de volta.

Antes de arrumar, separe-os por tipo: anabela, bico fino, sapatilhas, botas, tênis, rasteirinhas, nada de amontoar tudo. E separe-os por cor, formando em degradée, do preto ao branco (bom, eu não tenho sapato branco, mas marfim, gelo, bege...).

Pense na praticidade também. Para que guardar aquele sapato que você usou para ser madrinha do casamento da sua prima há 8 anos e que hoje não combina com mais nada? Já pensou se um dia ainda vai usar isso?

Voilà!

Na imagem abaixo, quatro formas de organização: uma sapateira de plástico  (esta geralmente tem  bom preço)  que pode ficar dentro do armário, atrás da porta ou na parede, caso exista um cantinho para isso sem comprometer a decoração. Outra opção é o cantinho dos sapatos, escondido por uma cortina, que evita que a poeira reine no lugar. Uma sapateira ao lado da penteadeira e gavetões para sapato no armário. O importante é arrumar.






Essas caixas são ótimas para deixar os calçados arrumadinhos sem amassar nada. E pôr sob a cama é uma opção inteligente. Para mim não funciona porque minha cama é box. As embalagens  também são boas para levar os calçados em viagem, desde que você vá de carro. São encontradas em home centers.






Outra boa opção encontrada num home center qualquer é este tipo de sapateira com ganchos, que podem ser pendurados no varão do cabideiro, até mesmo, dentro dos armários. Essas sapateiras podem organizar outros ítens no guarda-roupa também. E não são caras.





Se você vai trocar a cama, pode optar por um modelo com gavetão. Além de acomodar edredons, mantas, travesseiros, ele pode virar sua sapateira. Também é muito utilizado para arrumar as bolsas, deitadinhas, para não amassar nada.





Sapateiras em nichos aramados para quem tem um banheiro grande e pode dispor do espaço, ou a área de serviço, quem sabe um closet... sim, você pode montar seu closet aos poucos, comprando esses aramados, nichos, prateleiras, cabideiros, sapateiras, tudo...





Uma sapateira arrumadinha no quarto (ou na sala, disfarçada de aparador). Viu ;)






Isso aqui, baby, é lindo na revista, mas... só se couber na parede do seu closet... A não ser que seus sapatos virem objetos decorativos, fora isso, nada feito. Até porque só cabem sapatos de salto fino. Trata-se de uma barra de gesso pintada. Eu indicaria a Carry Bradshaw, para expôr sua linda coleção de Manolo Blahnik.





Uma clássica sapateira de madeira. E ponto final.





Olha só essa! Se for bem resistente (madeira!), com um futon, dá para servir de banco de janela. Tem pouco espaço, chéri? Cabe na sua sala.





Eu adoro esses móveis de múltiplas funções. Olha esta sapateira, que é um aparador, que é um bar, que é o que mais você desejar!





Super discreto, pode ser uma porta do seu guarda-roupa. Um bom marceneiro resolve.




Eu adorei esta sapateira. Claro, linda, chique, arejada, iluminada, cabe tuuuuudo. As prateleiras deslizantes têm diferentes tamanhos por causa das botas de cano longo. E a porta é um belo espelhão. A minha é bem diferente. Fazer o que?






Outra sapateira basiquinha que cabe em qualquer lugar. Sinceramente? Também fica linda na varanda, com vasinhos de flores.




Aproveitar um móvel antigo e sem uso? Claro! Por que não?






Eu tenho essas caixinhas no armário para algumas sandalinhas. Bacana que fica arrumadinho e dá para ver o que tem dentro do saco.






As tradicionais caixas. Organizam sem deformar. Se você quiser, pode fotografar o sapato e colar a foto do lado de fora da caixa. Facilita na hora de encontrar o que deseja.






Caixas transparentes. Facilitam muito, eu tenho e adoro. Em geral, elas têm um furinho para o sapato "respirar".




Isso é legal, bacana. Bom, organiza e cabe no armário.






A saia da minha cama box pode não ser só um enfeite. Ideias!!!!






Saquinhos de TNT. Ótimos, pois não deixam que o sapato seja arranhado. Eu também tenho.







Besos, besos

Flavinha (sempre pensando numa outra função para os móveis)




Imagens: Casa.com.br, Bolsa de Mulher, M de mulher, Chega de Bagunça e outros.

No hay comentarios:

Publicar un comentario